terça-feira, 11 de outubro de 2011

Livros - Resenha - Jogos Vorazes


Jogos Vorazes é o livro do momento isso todos tem que concordar. E além de uma sinopse interessante, capas simplesmente lindas e um gênero que está tomando muito espaço ultimamente a indicação desse livro por amigos foi muito grande. E eu li, e só me arrependi de não ter feito isso antes.


Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 397
Ano de publicação: 2010

Sinopse
Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?... Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Jogos Vorazes de Suzanne Collins é uma Distopia. Os livros distópicos se caracterizam principalmente pela submissão da sociedade ou quando a mesma está sob controle de algo ou alguém.
Na história futurista os EUA ruíram e em seu lugar foram construídos 13 distritos, após um tipo de guerra civil “A Capital” (Tipo de governo) decide criar os Jogos Vorazes, um reality show sangrento para mostrar quem está no comando. Para os Jogos cada Distrito manda 2 participantes, um garoto e uma garota que tem entre 12 e 18 anos. Os participantes são colocados em uma arena e a regra geral é “o ultimo sobrevivente vence!”.
Muitos dos distritos estão na miséria e perecem por fome e pobreza, por isso muitas vezes os Jogos é a única solução que o distrito encontra para garantir uma boa vida já que o vencedor além de fama garante 1 ano de alimentação para a sua população.
E é no meio desse mundo que Katniss Everdeen vive. A protagonista da história mora no Distrito 12, o mais pobre deles, e acaba indo participar dos Jogos deixando sua mãe e irmã além de seu melhor amigo Gale, para trás. O outro participante de seu distrito é Peeta, um garoto que ela nunca reparou direito, mas que começa a ver de outra forma depois que descobre que ele sempre foi apaixonado por ela.
Agora o garoto que ela deveria enfrentar na arena pode ser a sua única chance de sair de lá com algum tipo de honra.
Me desculpem se essa “introdução” foi grande demais. Mas é que o mundo criado por Collins foi tão bem feito, no qual para tudo há uma regra, uma conseqüência, uma história. Tudo muito bem construído que garante que o leitor se imagine fazendo parte da história, pesando cada ação da personagem, permitindo com que você se emocione junto com ela e prenda a respiração quando alguma cena forte está acontecendo.
O livro me fez ficar acordado até muito tarde várias vezes pois mesmo que estando cansado a história me prendia e não conseguia largar até terminar um capítulo, e mais outro e mais outro...
Como vocês podem ver ele tem um lado “sombrio” e mais pesado pois afinal de contas os protagonistas dos jogos são crianças e adolescentes que lutam até a morte! Mas a leitura me surpreendeu pois eu achei que devido a divulgação do livro ele seria muito violento. Mas não é assim já que só metade dele se passa de fato nos Jogos.
O modo como esse mundo distópico é apresentado me agradou muito pois de uma maneira natural o leitor vai se acostumando com termos e situações.
A mensagem que o livro passa também é muito interessante. Além de o foco das distopias que é mostrar a facilidade com que deixamos nossas vidas ser controladas por alguém que não nós mesmos, que nossas opiniões não devem ser ouvidas e abaixamos a cabeça e aceitamos o que nos vem. Ele nos mostra a importância da família, uma amizade verdadeira, mas acima disso tudo o livro nos mostra que podemos ser capazes. Que nós temos tudo para nos deixar enfraquecer, mas ao contrário disso devemos lutar para conseguir o que queremos!
Eu realmente amei esse livro, que é o 1º de uma trilogia.

 Nota: 5 

4 comentários:

  1. preciso comentar? Jogos Vorazes tá no top 10 lidos este ano, sem dúvida *-* concordo com tudo o que você falou =)
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    ADOREI sua resenha, parabéns!
    Só achei um ponto fraco, não entendi porque teria que ser crianças para jogar os jogos? Não poderia ser jovens ou adultos, sei lá, quem lê uma sinopse assim, terá medo da barbaridade dos jogos. Mas lendo seu texto deu a entender, que não é bem assim. Os personagens parece impactantes, gostei de todos, e torço pra que o o distrito mais pobre vença. Amanhã começo a leitura do livro, oba! E fiquei feliz com o seu entendimento que o livro te passou, livros que nos ensinam ou passam algo especial é porque realmente são bons.
    Todo mundo aproveitou a oferta do Submarino e comprou, todo mundo lendo, eu também comprei e está todo mundo lendo agora, ou ansioso pra ler.
    Rafazildo!
    Leituras Vivas

    ResponderExcluir
  3. Ah esqueci de dizer... Livros bons costumam ser caros, e esse é um belíssimo exemplo!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro Jogos Vorazes, li o livro no fim do ano passado quando a febre estava começando e tipo "WTF"?? É um livro intenso e insano, para mim foi o MELHOR livro do ano passado. Já estou com Em Chamas na prateleira, mas sabe como é né? Estou tentando retardar ao máximo o fim da série! HSAUha

    Abração
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir