terça-feira, 5 de abril de 2011

Filmes - Resenha #4 - A Origem

"Você está esperando por um trem. um trem que irá levar você para longe. Você espera que esse trem te leve a um certo lugar, mas você não tem certeza. Mas isso não importa porque nós estaremos juntos!"

Com 7 indicações ao Oscar A origem é um filme que trata acima de tudo sobre a percepção da realidade e da ilusão, em um mundo de sonhos tudo pode ser do jeito que você quiser e que nós não estamos seguros nem mesmo dentro de nossas mentes.



A Origem (Inception)


EUA / Reino Unido, 2010
Direção: Christopher Nolan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Ellen Page, Joseph Gordon-Levitt, Tom Hardy

Sinopse Dom Cobb é um experiente ladrão, capaz de penetrar no íntimo e infinito universo dos sonhos e, assim, roubar valiosos segredos dos subconscientes das pessoas enquanto elas estão dormindo. A rara habilidade de Cobb o tornou um invejável jogador neste universo de espionagem, ao mesmo tempo em que o transformou em um fugitivo internacional e lhe custou tudo o que ama. 




Um filme de Christopher Nolan que faz jus ao nome do criador/diretor/idealizador dessa idéia incrível.
Com uma trilha sonora “perfeita” (e olha que eu quase nunca presto atenção nisso) cenas de ação e conceitos interessantes sobre algo que todos nós temos mas muitas vezes deixamos passar batido ao longo de nossa vida. Os sonhos.



A história segue o protagonista Cobb vivido por Leonardo diCaprio um mestre em “extraction” ele rouba as idéias das pessoas (um tipo de ladrão que entra na mente das vitimas e retiras informações como assuntos confidenciais e senhas de banco), perdeu a esposa recentemente e é contratado para realizar uma “inception” ou seja inserir uma idéia na mente da vitima.

Cobb e sua esposa

Mas nada é tão simples assim. Pois a pessoa deve construir sozinha a sua idéia caso contrario ela será rejeitada. E como trabalhar com algo que possivelmente pode moldar a vida e as características de alguém?
É então que reunindo o seu grupo Cobb entra no mais profundo plano da mente de sua vitima para realizar a essa operação.

Tom Hardy e Joseph Gordon-levitt

O filme por colocar questões como o que é sonho e o que é realidade, inserindo um sonho dentro de outro sonho pode confundir a maior parte dos espectadores. Mas para os amantes desse estilo que não deixam nenhum detalhe passar é um prato cheio. E garante boas horas de reflexão e discussão sobre algumas cenas (como o fim) para que você possa desenvolver suas teorias sobre o que realmente aconteceu.



“Você nunca se lembra do inicio de um sonho. Você só percebe que está sonhando no meio dele. Porque tudo é tão real. E é só quando você acorda que percebe que algo estava errado.” O titulo do filme foi traduzido como “A origem” quando, porém nas falas ao longo do filme é utilizada a palavra “inception” eles se referem a inserção. A palavra tem esse duplo sentido e “A origem” se refere aos medos e tormentas de Cobb que desencadearam todos os acontecimentos do filme.
É um Ótimo filme que não merece apenas ser visto várias vezes, merece ser apreciado!


Outros Posters:










Trailer:




Nota: 5
  "Você não deve ter medo de sonhar um pouco mais alto!"  

2 comentários:

  1. meu, esse foi sem dúvida o filme mais perfeito que eu já vi na vida! *-*
    no início pensei que seria algo do tipo Matrix, mas é muito mais, muito mais! Christopher Nolan se superou ao realizar este filme, e sem dúvida será bem difícil que algum filme consiga atingir tão intenso e profundo filme *-*

    ResponderExcluir
  2. só digo uma coisa:
    ESSE FILME É DO CARALHO
    já vi umas 12098598729857 vezes, comprei o DVD, não canso! o mais legal mesmo é ver o behind the scenes, e o esquema do Christopher Nolan pra não se perder na história! realmente Inception é um dos meus filmes preferidos, lá no top 5, e merece mesmo ser visto milhares de vezes (sendo que as primeiras é só pra vc ter certeza de que não se perdeu no caminho)

    ResponderExcluir